Materiais

O respeito à matéria-prima e a sua valorização são os princípios da MINERAL. Criamos nossos produtos a partir de AÇO, CONCRETO E MADEIRA e, através do domínio de técnicas, da apuração da forma e da exploração das propriedades de cada um desses componentes, obtemos um mobiliário diversificado e autêntico.

A MINERAL, assim, comercializa um mobiliário de design autoral que busca: elegância aliada a função, qualidade sob aparência de simplicidade e harmonia entre o artesanal e a produção industrial.

AÇO

O uso do aço tubular no mobiliário revolucionou o design no início do século XX, por aliar a liberdade de expressão artística do designer a produção industrial em grande escala, democratizando o acesso ao conforto e aos objetos funcionais bem desenhados.

Através da criação de um vocabulário convergente entre a concepção e a produção, exploramos o potencial construtivo do aço - alta resistência mecânica, flexibilidade e leveza - e o seu potencial criativo/ conceitual, que através da experimentação na própria fábrica é capaz de conceber uma infinidade de soluções para a execução do próprio mobiliário, sempre com um linguagem limpa, atrativa e durável.

Levamos muito a sério a produção das nossas peças metálicas, todos os cortes, dobras e soldas são muito bem acabados, a pintura a pó eletrostática, que possui alta resistência e durabilidade, finaliza o processo. O aço utilizado no mobiliário que recebe indicação para áreas é jateado por granalha de aço (para limpeza e texturização) e zincado por arco elétrico, o que garante a sua proteção.

CONCRETO

Marco da arquitetura moderna e símbolo de uma identidade estética nacional, o concreto está presente na memória afetiva do brasileiro. A simplicidade construtiva e a forte expressividade visual estimulam uma experiência sensorial única para cada usuário, estabelecendo um vínculo com o objeto.

O concreto fabricado pela MINERAL é um resultado exclusivo de anos de aprimoramento, os quais lhe atribuem um toque suave. É também auto-adensável, moldado em fôrmas, conferindo à peça um acabamento impecável. Ainda, em nossa fórmula utilizamos agregados finos que, além de densificar a mistura, diminuem a permeabilidade do material, mantendo por mais tempo o seu aspecto original.Um desses componentes é o hidrofugente á base de silano siloxano, o qual protege a estrutura e superfície de nosso mobiliário de concreto. Sua aplicação é recomendada de 2 em 2 anos (ou conforme a exposição) para que se mantenha a aparência inicial do produto.

É importante salientar que, por outro lado, o processo de concretagem eventualmente resulta em pequenas falhas onde as fôrmas se encontram. Entretanto, isso é uma característica natural do processo e não acarreta em problemas estruturais aos mobiliários.

MADEIRA

Atemporal, a madeira é o recurso natural mais antigo que o homem dispõe. É renovável e acessível, um material nobre que possui uma beleza elegante, além de ser durável e conferir um aspecto acolhedor para qualquer ambiente.

Utilizamos somente madeiras certificadas pelo IBAMA através de Manejo Florestal Sustentável, técnica que respeita os mecanismos de sustentação do ecossistema e explora os recursos florestais de maneira que as espécies sejam preservadas. Com isso, é feita uma rotatividade produtiva: as árvores adultas são cortadas enquanto as mais jovens crescem e novas mudas são plantadas.

Para a proteção da madeira, aplicamos verniz PU (poliuretano) fosco em todas peças - o que garante alto acabamento, além de resistência física e mecânica.

Inscreva-se na newsletter

Acompanhe nossas coleções e fique sabendo das últimas novidades.